Ele trabalha muito com Silverlight para criar suas aplicações.
Foi a primeira palestra mais simples, que mostro o básico sobre uma ferramenta. O palestrante não foi nada confiante. Sua aplicação demorou a rodar porque continha erros. Foi uma palestra não produtiva. Com certeza ele conhece muito mais de "código" do que conceito de RIA.
De qualquer forma, sempre dá pra tirar algum proveito do conteúdo.
Vantagens da utilização de RIA
- Rich User Expiriences
- Offline Capable
- Stateful processing
- Easy to develop
- Avaliable skills
Search dentro dos browsers pode ser um problema!!!
RIA Plataforms
Silverlight 2, WPF/XBAP, AJAX
Silverlight + SDK
Você precisa do SDK Libraries e do plugin do silverlight instalado no browser
Clientacccesspolicy.xml -> arquivo de política de acessos.
Foi criado uma simples aplicação Silverlight 2.0 e .Net. Ele mostrou um pouco da criação do layout da página utilizando componentes disponíveis.
Foi feito um formulário com um botão de submit exibindo como pegar as informações postadas.
- Integration with Data and Services
- Cloud Service Patterns (using orquestration, proxy)
That's It!! :(
5 comentários:
Guto,
Estão bacanas seus apontamentos sobre o MS TechEd, pelo visto há muita lição de casa para praticarem, e diversão para muito tempo! :)
Mas conta aí o que falaram de RIA e SilverLight, somente esta palestra que está pra lá de básica. Tipo, fazer um botão "Hello World" qualquer um faz, não?
Pretendo começar umas experiências RIA no mundo Microsoft, mas tenho impressão que eles ainda não estão confiantes na maturidade de sua ferramenta, espero estar enganado. Porém, temos visto que os produtos Microsoft, quando decolam, vôam alto demais...
Valeu,
Saulo
Fala Saulo.
Muitas ferramentas estão implementando Silverlight 2.0 na sua camada de apresentação,como o Commerce Server por exemplo.
No post sobre a palestra de eCommerce e Commerce Server existem um exemplos reais de lojas virtuais utilizando SL.
A quesão é: Vale a pena?
Eles já melhoraram bastante desde a primeira versão, mas percebemos que ainda está pesado ter uma camada de apresentação utilizando SL. O próprio Flex começa a ficar pesado quando colocamos muitos objetos.
Acredito que utilizar essa camada de apresentação seja mais indicado atualmente para sites mais simples ou que tenham que mostrar mais iteração com o usuário(como por exemplo a QuickSilver Store). Já sites padrões podem utilizar outras formas de interagir com o usuário, como o AJAX, por exemplo.
Valeu Saulo, vamos nos falando.
Apenas complementando o último comentário, acredito que daqui a alguns anos as ferramentas para utilização de RIA melhorarão o suficiente para consguirmos utilizar em um sistema que necessite de velocidade.
Guto,
Vejo que a visão de desenvolvimento de software tem caminhado cada vez mais para o usuário, e muitas vezes o puro HTML não oferece recursos para construirmos uma interface bacana. O AJAX nos ajuda bastante, mas muitas vezes não é pratico, talvez o Visual Studio tenha recursos que eu não conheça. E, além do que, AJAX tem problemas sérios com browser, a saber, tente rodar o site do Bradesco, Voe Gol e IcatuHartford no Firefox ou Safari.
Quanto ao SilverLight e Flex serem pesados, isto é uma questão a ser discutida. Quanto ao Flex, posso lhe garantir que tudo depende do desenvolvedor, pois diferente de uma aplicação convencional, o Flex roda no cliente, e se o desenvolvedor não ficar esperto com a memória que está usando, tudo ficará lento. É como desenvolver uma aplicação para desktop, temos que saber o quanto de memória podemos usar!
Acredito que tudo é uma questão de agilidade. Por exemplo, uma interface simples que pode ser desenvolvida perfeitamente em HTML, mas que é extremamente mais ágil no ponto de vista de desenvolvimento e manutenção, ser desenvolvida com Flex. A intenção é surpreendermos nossos usuários, pouco importa pra ele se vamos usar Flex, Ajax, SilverLight, .Net, ColdFusion etc.
Estes seus posts tem me encantado com o Mundo .Net, talvez eu precise de uma imersão!
[]’s
Saulo
A própria Microsoft está vendendo o Silverlight como uma ferramenta de front-end. Ela está integrando isso com muitas outras ferramentas como Commerce Server e Visual Studio. Em um dos posts sobre Commerce Server temos vários exemplos de sites com o front-end em Silverlight (por sinal sites que ficaram muitos bons em termos de layout, navegação e identificação visual).
É uma ferramenta simples de aprender e tem muita informação neste link: http://www.microsoft.com/silverlight/
Postar um comentário