quarta-feira, 18 de junho de 2008

Metodologias Ágeis - 3

MSF AGILE

O MSF (Microsoft Solutions Framework) é uma metodologia empírica criada pela MS para gerir o seu próprio desenvolvimento de TI.

O MSF Agile é a versão 4.0 da metodologia e herdou algumas características de suas versões anteriores e provavelmente uma dessas heranças é a maior diferença do MSF para o SCRUM que é a definição de cargos e funções da equipe que o MSF propõe.
O MSF Agile que também trabalha no conceito de SDLC (Software Development Life Cycle) que são aqueles famosos curtos prazos de desenvolvimento das iterações e entrega de um sub-produto funcional ao cliente, assim como uma definição de fazes de desenvolvimento (modelo espiral) e uma política de gerenciamento de risco bem interessante.

Uma perspectiva gráfica de como o MSF pretende tocar o projeto:




Os ciclos básicos do projeto o qual cada um trata de iterações exclusivas são compostos por fases. Esse esquema de fases foi outro ponto herdado das versões anteriores da metodologia.







São elas:

Envision (visão e escopo) – Avalia o que aquela iteração realmente é, sua oportunidade dando abertura para novas idéias.

Plan (planejamento) – Planejamento da iteração, nessa fase são criados os planos de risco, testes, deploy e etc...

Build (construção) – Fase do desenvolvimento propriamente dito.

Stabilize (estabilização da iteração)- Fase onde os testes devem ser concluídos com o fator bug zero

Deploy – Iteração vai para a produção com supervisão de toda equipe.



Essas fases cíclicas são feitas e acompanhadas a cada iteração a fim de proporcionar um controle de todo processo para a entrega do ‘software funcionando’.

Outro fator importante para se atentar é a segmentação da equipe integrante do projeto por papel de atuação, não é uma hierarquia uma vez que na teoria pelo menos não existe um chefe no meio.

A equipe enfim é dividida em:

Project Manager: Responsável pelo projeto como um todo, ele representa o cliente para a equipe e a equipe para o cliente.

Product Management: Gerencia o andamento do projeto e atua como um facilitador.

Architect: É o arquiteto da solução, um gestor técnico que traduzirá e organizará o que o Project Manager diz em uma forma que a equipe técnica possa entender.

Development: O desenvolvedor.

Test: O testador.

Release Management: Responsável por coordenar os releases das iterações, como quando uma entra em produção.
User Experience: Papel responsável por representar os usuários que irão operar a solução.


Uma apresentação completa do MSF Agile

Vale lembrar que para os projetos que são feitos no Visual Studio, a própria ferramenta possui um modulo de gerenciamento realizado através do MSF.

Aprendi bastante coisa a respeito de MSF Agile assistindo aos webcasts (recomendo) do
Fabio Câmara que é um gestor que domina o assunto.

Nenhum comentário: