O TechEd foi o primeiro evento Internacional que participei e muito bem organizado. Cerca de 7000 inscritos e tudo funciona perfeitamente: estacionamento, checkin do evento, palestras, organização na alimentação (breakfast e lunch), salas aconchegantes, estrutura, ...
Foi utilizado apenas o lado North e South do Orange County Convention Center. Imaginem o tamanho do lugar para acomodar 7 mil pessoas tranquilamente, dar café da manhã e almoço. “Very Nice!!!”
No evento existia:
- Wireless disponível em todo o local (somente as salas mais afastadas tiveram algum problema de conexão)
- Muitas tomadas para carregar a bateria do notebook
- Computadores e impressoras disponíveis por toda a convenção com acesso a internet
- Quiosques com consultores para tirar dúvidas sobre qualquer produto da Microsoft
- Lounge para os inscritos relaxarem (com tanta palestra, não sei como tinha tanta gente deitada nos pufes, hehehe...)
- BreackOut Sessions (palestras maiores)
- Instructor –led Labs (Instrutores/Palestrantes e 1 computador com 2 monitores para cada aluno)
- HandsOn Labs com instrutores habilitados
- Interactive Theaters (salas menores e discussões sobre algum assunto com os alunos)
- Área de parceiros da Microsoft
A palestra Keynote Presentation com Bill Gates foi dividida em três áreas principais (User Iterations, Business Logic layer e Data (SQL Server Demo)). Foi muito interessante ver de perto uma das pessoas que mudou a história da tecnologia e ouvir mais sobre o futuro da tecnologia dentro da Microsoft.
O que mais se falou no evento
Agile (Agilidade no desenvolvimento de sistemas)
Uma das palavras que mais ouvimos nas palestras foi “Agile”. Isso abriu a mente para muitas coisas que fazemos dentro da empresa que não estão corretas. Hoje o desenvolvedor perde muito tempo criando/fazendo manutenção de aplicações. Utilizando algumas metodologias de levantamento de requisitos, controle de projetos/tarefas, “patterns & practices”, código dinâmico, etc. é possível agilizar o desenvolvimento de aplicações.
Nas apresentações foram utilizadas ferramentas para ajudar na agilidade do desenvolvimento de software como:
- Visual Studio 2008 Team System principalmente para gerenciamento do projeto
- WWF (Windows Workflow Foundation) para trabalhar com processos dentro da sua empresa e entre sistemas interagindo com ações humanas.
- Biztalk Server 2006 R2 e R3 para serviços de troca de arquivos entre sistemas. Muitas palestras sobre o assunto, melhores práticas, utilização de Adapters, etc.
Web Testing and Unit Tests
Muitas palestras falando sobre o desenvolvimento de testes junto com o desenvolvimento da aplicação. A metodologia MVC, por exemplo, diz que é necessário desenvolver as classes de testes antes de iniciar o desenvolvimento da aplicação.
Testes são extremamente necessários e o Visual Studio Team System 2008 já tem muitas funcionalidades embutidas. Praticamente toda a parte de testes é automatizada, você precisa apenas programar os seus “Asserts”, afinal, a aplicação não conhece sua regra de negócio. Aqui alguma explicação de como implementar testes no Visual Studio.
The “Oslo” wave
“Oslo” wave é um codinome para um grande software (interface parecida com a do Word) aonde será possível gerenciar todos os processos dentro da sua empresa e com seus parceiros. A idéia é conseguir gerenciar toda sua área de tecnologia através de uma única ferramenta integrada com Visual Studio, BizTalk, WWF entre outras.
Junto com essa conversa temos a idéia do SOA, aonde temos serviços completamente desacoplados, mas aonde não existe controle e gerenciamento.
Um palestrante disse: “Será um software para as outras áreas odiarem menos o departamento de tecnologia”.
É possível encontrar problemas em seus servidores de aplicação de uma forma muito mais rápida, gerenciar seus processos. Muitas informações estão postadas em http://www.microsoft.com/soa/.
O que foi comentado sobre o “Oslo” dentro do TechEd é como seguir metodologias de desenvolvimento e programação dentro do .NET Framework 3.5 para aproveitar melhor as novidades que virão em breve. A idéia é muito interessante, mas os próprios consultores de Microsoft ainda não sabem exatamente como o software funcionará. Foram mostrados apenas patterns de desenvolvimento, mas nada muito concreto.
User Experiences
Falou-se bastante sobre RIA (Rich Internet Application), Silveslight 2.0 e integração com .NET e Visual Studio. “O que” e “como” você deve desenvolver a camada de interface para ajudar seu usuário a utilizar sua aplicação desde utilização de cores, sombra, navegação até conceitos de usabilidade.
Mobile
Como integrar sua aplicação Web/Windows com celulares, IPhone, Palm Tops, e aplicações “de bolso”. Hoje você consegue desenvolver a mesma aplicação para vários Mobiles diferentes, mas não é possível utilizar a mesma aplicação. Você precisa reescrever parte dela para funcionar. O melhor de tudo é quando você tem uma aplicação Web e seu usuário um navegador no Mobile. Nesse caso nenhum código diferente é necessário.
No Brasil a utilização de aplicações Mobile ainda é pequena, mas tende a crescer ao longo dos anos e quando o acesso a internet ficar mais barato.
Data (SQL Server)
Funcionalidades e integrações com o SQL Server. Não chegamos a assistir palestras sobre este assunto por ser um conteúdo mais voltado a DBAs. Foi mostrado uma aplicação no Keynote entre Silverlight, .Net e SQL Server integrados aonde o palestrante tirou uma foto ao vivo e a mesma apareceu na aplicação no mesmo instante.
Melhores práticas para criação de procs, views, selects foram muito discutidas nestas palestras.
Comentários finais
O evento foi sensacional e abre a mente! Precisamos sair do nosso “mundinho operacional” e pensar no futuro, em como utilizar e aproveitar o melhor das ferramentas que a Microsoft criou. Agilidade e Workflow devem ser implementados e gerenciados através de softwares eficientes para que você não tenha problemas posteriormente. Teste sua aplicação sempre!
Faça com que o usuário se sinta seguro e confortável utilizando sua aplicação. Modele a interface para que ele gaste menos tempo fazendo trabalhos corriqueiros. Gaste a maior parte do tempo de um projeto analisando o que o usuário deseja, levantamento de pré-requisitos, etc... o desenvolvimento e si, deve ser rápido e ágil.
----------------------------
Comentários básicos sobre a cidade
Fugindo um pouco da parte do TechEd, gostaria de postar algumas coisas interessantes sobre a cultura das pessoas nos EUA e nossa experiência em Orlando.
O povo americano vive muito bem e tem qualidade de vida. As ruas são limpas, as avenidas largas, prédios somente em áreas de escritórios (DownTown), muito verde e grama sempre aparada, as pessoas se respeitam no trânsito e em qualquer lugar.
As pessoas dizem que o americano é consumista! Mas todos os produtos são acessíveis, existem inúmeros OutLets com coisas muito baratas para se comprar (acho que é por isso que eu torrei meu dinheiro lá... hehehe).
Lógico que eles são o país que mais poluem, produzem mais lixo, tem uma política autoritária em relação aos outros países, mas não é este ponto que estou discutindo.
Apenas quero mostrar que eles tem qualidade de vida e conseguem aproveitar bastante isso.
Valeu pessoal e até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário