O livro é muito teórico e um pouco cansativo, mas sempre conseguimos tirar proveito de algumas coisas. Abaixo a parte inicial do que o livro trata.
O passo inicial para qualquer atividade de teste dentro de um projeto é coletar informações para que os “stakeholders” possam mensurar a qualidade total da aplicação. Os “Performance Testing” ajudam na busca de problemas no sistema, testes de tuning, estabelecer uma nova linha de testes e determinar performance (objetivo e requerimento). O resultado do “Performance Testing” pode ajudar a estimar a configuração de hardware necessário para suportar a aplicação quando for colocada em produção.
O “Performance Testing” consiste nas atividades a seguir:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJigjPQiYjr3WzgeGqNq6fNlkGcEuuxG0p_VSndSH-s_6WCtVLyb37-FEKi6eGpGtwo5ThhOtLDxfOICEIbb8cPnwJIoLtM4GEGsSEzzHaBjtlnl_z6FFRCBCkgDklr6gfqnlaiZPvlXI/s400/performance_testes.gif)
Atividade 1: Identificar ambiente de teste
Identifica ambiente físico (homologação e produção) bem como as ferramentas e recursos necessários para a equipe de teste. Inclui Hardware, Software e configuração de rede.
Atividade 2: Identificar desempenho e aceitação de critérios
Identifica tempo de resposta (através de saídas) e utilização de objetivo de recursos e relacionamentos. Em questão busca saber quais são os índices necessários de resposta do sistema para que ele funcione com desempenho necessário.
Atividade 3: Plano e testes de design
Identifica cenários chave, variâncias de dados de usuários e como simular essas variâncias, definir dados de teste e métricas a serem coletadas. Consolida essas informações dentro de um ou mais modelos para ser implementado, executado e analisado.
Atividade 4: Configurando e testando o ambiente
Preparação para o ambiente de teste, ferramentas e recursos necessários para executar cada estratégia como recurso e componente através dos testes disponíveis. Assegura que o ambiente de teste está instrumentado como recurso de monitoração como necessário.
Atividade 5: Implementação de testes de Design
Desenvolvimento de testes de desempenho de acordo com os testes de design
Atividade 6: Execução de testes
Rodar e monitorar os testes. Validação dos testes, teste de dados e teste de resultados.
Atividade 7: Analise de resultado, Relatórios e re-testes
Analise do relatório gerado a partir dos testes da atividade anterior. Análise de dados separado e em conjunto. Rodar os testes restantes e re-executar se necessários. Quando todas as métricas e valores estiverem no nível de aceitação necessário, nenhum dos níveis limiares foi violado e todas as informações desejadas foram coletadas, os testes foram finalizados para este cenário/configuração particular.
No próximo post teremos todos os testes possíveis e quando utilizar cada um, além de uma tabela de “testes vs riscos”.
Um comentário:
Achei um artigo (http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1886) que mostra o suporte a testes que o Visual Studio Team System possibilita:
Unit Testing / Testes Unitários
Code Coverage / Cobertura de Código
Code Profiler / Avaliação de performance
Code Analyzer / Analise estática de código
Manual Testing / Testes manuais
Web Test / Loading (Testes de carga).
Code Metrics / Métricas de código
Postar um comentário