O CMMI é uma metodologia para desenvolvimento de projetos que pode ser implantada em qualquer área de uma empresa utilizando “melhores práticas”. A partir dela fica mais fácil gerir um projeto. Atualmente utilizamos essa metodologia dentro da área de TI na fase de Iniciação e Elaboração, ou seja, antes de iniciar o desenvolvimento propriamente dito.
Essa metodologia não diz quais softwares ou ferramentas utilizar e sim, qual o processo seguir para melhorar o processo de um projeto.
Papéis vs Responsabilidades
Na imagem abaixo temos uma visão geral dos papéis e responsabilidades de cada profissional dentro de um projeto. Lembrando que um mesmo profissional pode exercer dois papéis diferentes dentro de um mesmo projeto. Existe uma tabela que relaciona “papéis vs pontos” para que um profissional não fique sobrecarregado trabalhando em vários projetos simultaneamente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8J1b-z7qo7AfmrNgfIXuPFuas31HTqp2isRDzmH7h1zEVnmTflNO-mATZtsCa1nSiu5TpI48h6Lc6ddkeszweSyf8D7v6wunBgss42zbpg4xT8ipxe9j7bBBVqNsc5BIiuwezwPBg750/s400/cmmi01.gif)
Processo
A imagem abaixo é um macro de toda a seqüência de um projeto do momento que ele é “imaginado” até a fase antes do desenvolvimento. Seguindo o fluxo a partir do primeiro “shape” vou descrever cada um deles.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAvM-uM8nlnRLqE7qYeEmYf9giVTZvUp0BH0U1WrBDXZnmIPFLXIwwf1LV_8wMvYbhO_A3NY_-cxOWk9798zbfvxT6pXr2kvxRloYf9DmIDBl1q-7QjdPOdOa0ugOzjeBpM9MSTuxCfxg/s400/cmmi02.gif)
Elaborar Solicitação de Serviço de Sistema(SSS): É o início de uma nova tarefa que o cliente solicita. Pode ser uma “Manutenção Corretiva”, “Manutenção Evolutiva”, “Manutenção Adaptativa” ou “Novo desenvolvimento” O cliente preenche um formulário de SSS e envia para o departamento responsável.
Analisar Solicitação de Serviço de Sistema(SSS): O gerente de projeto analisa o documento e utilizando da sua experiência verifica se é necessário o detalhamento da SSS.
Detalhamento da Solicitação de Serviço de Sistema(SSS): É possível detalhar a solicitação de várias formas: em uma reunião, por email, ... A idéia é poder tirar todas as dúvidas possíveis e verificar se existe a necessidade de “Modelagem de Processo de Negócio (MPN)”
Modelagem de Processo de Negócio (MPN): quando o gerente de projeto analisa a necessidade do MPN, ela deve ser executada e garante o entendimento do problema a ser resolvido. Esse processo deve ser feito entre o Gerente de Projeto, Analista de Negócio (se necessário) e Cliente. O nível de detalhamento do MPN pode ir desde um fluxo básico até um detalhamento específico com regras de negócios, casos de uso, detalhamento de requisitos funcionais, etc. Gerente e Cliente devem trabalhar em um ciclo constante até que todas as dúvidas sejam sanadas e documentadas. Não vou entrar no detalhe de como construir MPN pois é um assunto muito longo (quem sabe um próximo post. Qualquer dúvida enviem comentários).
Detalhar requisitos: Caso o Gerente de Projeto avalie que é necessário realizar o detalhamento de requisitos para a SSS em questão, ou ainda, em conseqüência a atividades de MPN, cabe ao Gerente indicar um Analista de Negócio responsável pelo detalhamento de requisitos. Esta definição é importante para conciliar a expectativa do cliente / solicitante com o prazo e a quantidade de informações disponíveis. Independente do projeto é necessário que o Analista de Negócio faça o levantamento de requisitos funcionais e não funcionais.
Uma breve explicação sobre requisitos funcionais e não funcionais: Quando o cliente solicita que deseja uma integração do ERP da companhia com as transportadoras, ele apenas faz o levantamento do processo de negócio e como isso deve funcionar. Na maioria das vezes ele não leva em consideração os requisitos não funcionais:
- Processo: Entrega, Padrão e Implementação
- Produto: Usabilidade, Confiança, Segurança, Eficiência, Performance e Capacidade
- Externos: Restrições Legais, Restrições Econômicas e Interoperabilidade
Realizar estimativa preliminar de prazo e custo: O Gerente de Projeto junta toda a documentação até este ponto e analisa através de técnicas (pontos de função, experiência, ...) o tempo e custo do projeto e apresenta ao cliente.
Detalhamento do Plano de Projeto: o Gerente de Projeto reúne as informações disponíveis até o momento (documentação de MPN, Especificação Funcional, SSS e quaisquer outros documentos). Nesse documento são preenchidas informações como Riscos do Projeto, Prazo, Custo, Equipe do Projeto, Hardware e Software utilizados, etc. Com o documento finalizado é possível analisar se o projeto é viável ou não para o cliente. No caso negativo pode-se renegociar prazo, custo, requisitos com o cliente ou cancelar o mesmo.
Conclusão
Logo que comecei a implantar o CMMI ficou uma dúvida. Vou utilizar todo esse processo para simplesmente fazer uma atualização no meu sistema, como por exemplo criar mais uma informação dentro de um módulo? Logico que não. Como foi dito anteriormente, dependendo do tipo de projeto que será executado, criam-se documentações especificas para deixar as requisições do cliente documentadas. A idéia e gerenciar sem burocratizar!!!
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